TO: Liga Nacional Argentina 2013/2014
Alguns podem achar chato, mas gostaria de explicar que é de suma importância analisar essa liga.
Ela é de longe a liga mais sólida do continente. Pelo menos era até essa temporada aonde o dinheiro parece ter encurtado de vez.
Mas enfim, é uma liga sólida porque tem 10 ou 12 times de muita qualidade. Os três estrangeiros sempre somam e dois deles tem garantia de serem jogadores de nível A (ex NBA, powerhouse europeias ou carreiras pra lá de consolidadas pelas terras daqui). Sempre surgem estrangeiros que migram de mercados menores (Uruguai principalmente) e começam a se consolidar (brasileiros deixam passar essa oportunidade sempre) e claro, muitos jogadores argentinos de qualidade, dominantes do continente fazem 10 ou mais anos.
Meu intuito aqui é discutir não só jogadores, elencos legais, times menores com bons trabalhos e jogos. É analisar a liga mais forte do continente. É muito importante pra basearmos o futuro do NBB que por questões de $ tem tudo pra assumir esse posto nos próximos 5 anos.
Esse ano a Liga Nacional não terá descenso, ou seja, investimentos serão mais baixos e os clubes estão sendo "instruídos" a investir em infraestrutura.
Houve saídas em massa (Osimani, Matrix Espinoza e Laprovittola no NBB), estrangeiros indo pra outros mercados (Porto Rico, México e até Brasil) e alguns jogadores pegando o avião pra ACB (Pipa e Mata por exemplo).
Mesmo assim, tem muita coisa boa.
Paolo Quinteros ficará no Regatas mais um ano.
Boccia que teve ótima temporada e tá na seleção foi pro Peñarol...
Cantero tá no Sionista de Paraná, um dos times mais bacanas de fora do eixo.
Obras deu uma baixada no $, mas tem ainda Tyler Field e uma gurizada nova.
Destaco ainda o bom time do Lanús ano passado e também o Sepo Ginóbili de técnico do Estudiantes BB.
Espero que o pessoal se interesse e contribua.
Abraços!