bola de 3 brasileira
Zé Boquinha e Oscar, principalmente.
eu sinceramente não vejo o basquete brasileiro com essa característica nos dias de hoje
depois de ver muitos jogos de seleção, NBB e etc, eu concluo que os nossos alas e armadores matam bola assim como qualquer jogador de outro país mata. E até pior, se comparados com as grandes potências européias e argentinos.
pegamos os nossos melhores chutadores
Leandrinho Barbosa - e sua mecânica horrível, mata bola se está bem posicionado e parado (sendo que em horas decisivas a mão sempre pesa), se ele recebe a bola e vai pra algum corta luz ou algo do tipo, em movimento, sua % em bolas de longas distâncias cai muito. Queria uma estatística pra comprovar isso a vcs. Com certeza as equipes européias induzem o Barbosa a esse tipo de chute pq sabem que sua %¨cai muito nessas situações.
Marquinhos - talvez o cara com o arremesso mais bem coordenado daqui do Brasil, tem mecânica alta, fisicamente braços longos e sai do chão pra arremessar. Creio que seja o nosso melhor aremessador a nível internacional. É difícil de ser marcado.
Alex - mãos de pedra, muito inconsistente no arremesso, mecânica estranha. Baixíssima % (beirando sempre os 20%)
Marcelinho Machado - o grande "astro" dessa geração nas bolas de 3 pontos, sempre muito querido pelo Oscar. Mas é o mesmo caso do Barbosa, esperando a bola PARADO, com um certo espaço, recebendo a bola só pra finalizar (receber e chutar), tem % muito boa. Agora se é pra ele criar o própio chute ai a coisa complica bastante, e se é marcado por caras atléticos que tenham altura semelhante a sua, eleva muito a curvatura da bola pra escapar do toco e acaba por amassar o aro na maioria das vezes.
Vitor Benite - caso parecido com o do Machado, mas tem um bom corte para os lados, cria o própio chute em algumas situações. Grave defeito de seu jogo é seu físico, muito baixo e de certa forma lento para seu tamanho. Precisaria se inspirar mais em caras como Navarro, que arremessam além do limite da linha dos 3 pontos. Trabalhar mais sua agilidade.
Larry Taylor - sempre via ele arremessando pra 3 com um jump pulando bem alto, mas nessa última temporada e copa américa, sabe-se lá o porque ele tava arremessando sem sair do chão. Sua % parece ter piorado bastante, nunca foi um exímio chutador de longa distância, já que seu jogo é baseado mais em infiltrações e dribles. 16% apenas de aproveitamento nos 3 pontos jogando de ALA, não sei porque o Rubén teimou tanto com ele de escola. Não arremessa, porra!. Ele e Alex, combo zero a esquerda. Um ala que não dribla e outro que não sabe arremessar, deu merda, mas isso é outro assunto.
Marcelinho Huertas - tem sempre um razoável aproveitamento de longa distância, até cria sua própia situação pra arremessar, mas costuma ter bons aproveitamentos quando está livre, definitivamente a bola de 3 não é seu carro chefe.
========
se vcs descobrirem algum especialista de 3 pontos, me avisem, pq eu não connheço ninguém.
especialistas são caras como Curry, Oscar, Ray Allen, Spanoulis, Teletovic, Navarro. Esses dificilmente costumam a errar bolas livres, e se vc der qualquer brecha, é quase certo que eles guardam. Muito contrário dos nossos alas aqui, que erram até sozinhos.
por essas e outras, não se justifica mais essa forma de jogo aqui dentro do nosso país.