Mensagem
por Raoni_19 » Ter Out 07, 2014 6:31 pm
Tava lendo sobre a organização pretendida pelo basquete europeu. Principalmente de fortalecimento das ligas regionais como novas ligas domésticas, leia-se, Adriática e VTB.
Euroleague e Eurocup já são torneios sólidos e que tem representatividade no cenário internacional. A Euroleague sendo inclusive a competição mais difícil depois da NBA...
A Eurocup é um torneio pra engorde de calendário mas com ótimos jogos e times. Sendo assim, as competições europeias são hoje um grande atrativo fora da NBA.
Em termos de ligas domésticas parece que eles tão querendo ir cada vez mais por esse caminho, tornar as competições sólidas e de interesse pra qualquer pessoa amante de basquete.
Já temos a ACB que é uma liga fortíssima e preenche os requisitos já, com ótima audiência mundo afora, times fortíssimos e presença massiva de público nos ginásios. A tradicional LEGA não pode ser esquecida, pela tradição e paixão do italiano ao jogo.
A bola da vez parece as ligas unidas. É sabido que depois da ACB, a "liga doméstica" mais forte é a Liga Adriática, com times croatas (3), sérvios (4), eslovenos (2) e mais um time da Bósnia, Bulgária, Montenegro, Macedônia e Hungria. Times com boas instalações, ginásios, jogadores e investimento...
A BBL (Balkan League) e a VTB tem a grande questão de unificar o basquete da região agora, tornando esse apanhado de Rússia, Lituânia, Estônia, Letônia, Cazaquistão, Finlândia e Bielorussia. Hoje, a BBL tem apenas um time russo e a VTB, nenhum time lituano (a liga doméstica da Lituânia aumentou a temporada regular para 40 jogos e os cinco lituanos que jogariam a VTB, renunciaram).
O que eu lia era do desafio de adicionar 5-6 times russos na BBL, tornando ela a liga forte regional e a VTB ser o que é hoje, a primeira divisão russa com enxertos de times da região (Estônia, Bielorussia) e até vez que outra um time lituano que aceite jogar... ou finalmente acabar com a BBL e anexar 5 lituanos fortes (Zalgiris, Lyvas e cia) na VTB, tornando ela a liga regional forte. Isso era o que estava sendo feito nos últimos anos, mas essa decisão de renúncia dos lituanos matou um pouco as ambições da coisa toda.
A Liga Adriática é uma liga forte pela qualidade dos jogos, o peso dos times, mas também pelo público e arenas lotadas e de altíssimo nível. A VTB ia por esse caminho porque as arenas lituanas são um show... Pra mim, a decisão correta é bem complicada. A BBL vem desde 2004, é sólida... mas ela pra ser competitiva como a Liga Adriática precisa adicionar 4-5 times russos urgente. A VTB por outro lado, estava indo pelo caminho almejado, mas agora deu dois passos atrás... tem que ser visto isso com urgência.
O cenário ideal hoje seria: Euroleague / Eurocup no escalão europeu
ACB / Liga Adriática / VTB ou BBL / LEGA no escalão doméstico
O basquete internacional agradeceria...
Só faltaria ter uma Liga das Américas sólida e com calendário longo, mantendo a Liga Sul-Americana no formato mais curto.