Lagoa escreveu:Tirei o Basketball reference, Suns de 2007 era o 13º time em bolas arremessadas, só que o acerto era bizonho (49%). E cdcccccc, essas stats modernas enganam MUITO. A gente bate o olho e vê quando uma defesa é boa ou não é. Lembro quando essas stats diziam que a defesa do Denver do Melo /AI era boa....e porra, via o time toda noite, a defesa estava LONGE de ser boa, era no máximo aceitável. Defesa boa, bem posicionada é muito fácil de enxergar.
Mas Celtics, apesar de correr em fast break (meio óbvio já que contra ataque é pra pegar o adversário desmontado) é nitidamente um time de meia quadra. Ataques cheios, são devagar, não se chuta quando está livre. Nesse momento atual é dos unicos que faz isso.
E olha, vou dizer, só está vencendo da forma que está por isso. Celtics ganha seus jogos na defesa. Porque não é um time tão incrivel no ataque, mas quando defende bem, sai com quadra aberta e dai vem os pontos fáceis deles. Cavs, se tivesse defesa forte estaria voando, como não tem, só depende do ataque para vencer, se coloca em situações complicadas toda noite.
Warriors é bizarro porque poderiam jogar os dois lados bem toda noite.
Os placares são gigantes não apenas porque os times tem mais posse de bola hoje (porque quase não tem mais FGA do que 10 anos atrás)....mas os times metem 2 ou 3x mais bolas de 3pts do que há 10 anos atrás. Chutam mais de 3pts e metem mais...eu acho legal placar alto, sem erro, só acho escroto intensidade de defesa fraca ou inexistente.
Tipo o Sixers ontem contra o Warriors....meteram 26pts de vantagem e depois ficaram o resto da noite trocando bolas no ataque, com defesa ZERO de vontade. Parecia que os dois times estavam só treinando ataque, tipo: Vai lá, sua vez agora.
Isso não rola com o Celtics, por isso estão com 15 vitórias seguidas.
Não acho que você está errado nas suas colocações, mas dizer que as defesas estão lá não rola, não estão....rs.
Lagoa, de onde vc tirou que Pace se mede por FGA? Não vou nem entrar em detalhes das fórmulas, só vou dizer que FGA não é o único jeito que posses de bola no basquete terminam, então não dá pra medir a velocidade do jogo só através delas.
E velho, você pelo menos entende as "stats modernas"? A maioria citada aqui não é nada extremamente complexo, ainda mais a nível de time. Defensive Rating é simplesmente você medir o quanto de pontos um time cede a cada 100 posses; ou seja, você normaliza a questão defensiva tirando o efeito que o pace pode provocar(um time que joga muitas posses pode ceder mais pontos que um time que joga menos, sem que isso implique que sua defesa seja pior). Offensive Rating segue exatamente a mesma lógica, ninguém tá reinventado a roda, tá só aprimorando a maneira de se medir as coisas.
Algumas defesas podem não ser sólidas em fundamentos, porém podem forçar muitos turnovers, o que acaba influindo no resultado final. Você pode argumentar que isso não é algo sustentável, principalmente contra times mais fortes, mas aí já é outra história.
E velho, o Sixers passou LONGE de tentar ficar trocando bola com o Warriors, tentou desenvolver o jogo no post, parar a bola...Só que o Warriors quando cisma de virar a chave pra defender é monstruoso demais. E forçando chutes ruins e turnovers eles conseguem acelerar o jogo disparando em quadra depois do rebote, pegando qualquer defesa desorganizada com aquela quantidade de shooters. Sixers podia ter isolado e chutado faltando 1 segundo cada posse no terceiro quarto que não ia conseguir frear o ímpeto do Warriors. A defesa falhou várias vezes, mas time jovem demais é assim mesmo, e não tinha muita coisa que dava pra fazer.
Celtics não é tão time de meia quadra assim não. Stevens desenvolve uma boa parte do seus sets aproveitando situações de semi-transição, enquanto match-ups ainda estão confusos. E o ataque cratera com Kyrie ou Horford fora de quadra. A defesa tem sido sensacional, mas muita coisa ali não dá pra sustentar durante uma temporada inteira.