Mensagem
por Nepopop » Seg Out 15, 2007 9:19 am
Membros defendem reforma no Clube dos 13
Criação de conselho para eleger presidente é uma das novidades
Michel Castellar
Para recuperar o poder e aumentar sua participação nas decisões do Clube dos 13, algumas agremiações apresentarão uma proposta de mudança no estatuto da entidade, durante a Assembléia Geral, na terça-feira, em São Paulo. O LANCE! teve acesso a uma cópia do documento que, se aprovado, criará um Conselho de Administração, responsável por eleger o presidente da instituição.
Pelo documento, o Conselho será formado por oito presidentes de clubes associados à entidade, eleitos em Assembléia Geral. Além do presidente, terão por função escolher os membros da diretoria Executiva do Clube dos 13.
O Conselho ainda terá autonomia para demitir o presidente da entidade, caso sua administração não corresponda às expectativas. O gestor passará a ter seus poderes limitados e vigiados.
Só será permitido a um presidente, por exemplo, comandar o Clube dos 13 por um mandato de dois anos, com a possibilidade de uma reeleição. Para evidenciar o caráter profissional, desejado à nova estrutura, seu comandante deverá ser um executivo, que seja ao menos sócio de um dos clubes-membros e que tenha seu nome ratificado pelos oito conselheiros.
A renovação também atingirá o Conselho a cada dois anos. Antes disso, porém, sempre que um dos conselheiros deixar de ser o presidente do clube que representa, a agremiação perderá o lugar entre os conselheiros e uma eleição será realizada para a escolha do substituto.
Uma das intenções é a de evitar o que ocorreu recentemente quando o ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi permaneceu como vice do Clube dos 13, mesmo sem ocupar cargo em agremiação.
A proposta de mudança no Estatuto do Clube dos 13 tem por signatários Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo. O grupo ainda conta com o apoio do Palmeiras que esteve presente em todas as reuniões realizadas mas não assinou o documento.
Guarani, Sport e Corinthians participaram dos encontros. Não assinaram as reivindicações, mas se mostraram entusiastas. Nesta terça, em São Paulo, haverá reunião entre os 15 clubes que são contra a criação do Conselho de Administração.
O clube dos 13 é composto por: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco (fundadores). Além deles, se juntaram ao longo dos anos outros sete sócios: Atlético-PR, Coritiba, Goiás, Guarani, Sport, Portuguesa e Vitória (efetivos).
-------
clube dos 13 é paia mas a CBF é pior.
go go go C13