Beauclair escreveu:Não, concordo contigo! Prova do que você disse foi a seleção, ganhou tudo menos a Olimpiada e a Copa, e o Brasil inteiro caiu em cima do Dunga.
Acredito que tudo seja uma questão de como vc mede sucesso no futebol. Por exemplo tem clube que se contenta com um campeonato paulista a cada 10 anos, tem clube que se não vence a libertadores é a morte, e por ai vai. Em termos de seleção o campeonato mais importante é a Copa do Mundo. Copa das Confederações vale mais do que Copa do Mundo? Copa América? Torneio de não sei o que lá? Não, não vale. O Brasil sempre é e tem que ser contender em termos de Copa do Mundo. Uma coisa é um esporte que o Brasil não tem tradição os caras lutarem e ficarem bem num torneio que num vale nada. É bacana, é admirável e tal. Agora, no futebol o Brasil tem obrigação de ser final four toda Copa e jogando bem. Jogar bem significa jogar bonito e conseguir os resultados, não apenas um sem o outro. Não é com teimosia, "coerência", etc que se consegue os dois. Um técnico de verdade saberia conciliar tudo e não foi o caso do Dunga. O problema não foi ele ter perdido nas quartas de final. O problema foi ter convocado 10 ou mais jogadores que no Brasil mesmo haviam reposições disponíveis e em nível muito superior. Sabe-se lá se em outros lugares também não haveriam. A impressão que ficou, pelo menos pra mim, é de que o Dunga quis humilhar os Europeus tentando ser campeão com uma equipe ruim de propósito.
Obviamente que seleção tem que ser os melhores e independente de onde jogam e de comparação da "infinita superioridade tecnica de campeonato X, Y, Z porque a midia/ PES/ papa falou". Se fizerem um scouting direito vão encontrar jogadores melhores do que muitos da Europa, no Brasil, hoje sim, da mesma forma que o Benfica encontrou David Luiz lá no Vitória por ex. Não cabe aqui espaço pra discutir os critérios a serem adotados para o scouting. Porém é importante SIM as pessoas se identificarem com os jogadores da seleção. A seleção brasileira presta um serviço ao país. Não é o caso de "se eu conseguir algum resultado tá tudo bem, deu lucro, quem quiser que torça".
---
Marla, só eu que acho o Giuliano underrated?