SHOWTIME! escreveu: ↑Sex Mai 01, 2020 11:07 pm
linelson escreveu: ↑Qui Abr 30, 2020 10:49 am
Tive a percepção que os arremessadores de 3 pts de hoje são muito melhores, não é só a quantidade de arremessos de mudou.
você está certo, a linha de 3 só foi implementada na NBA em 79, muitos dos jogadores dos anos 80 e 90 foram formados em uma época em que a linha de 3 não existia, mesmo quando ela surgiu os sistemas táticos não estavam prontos para ela, os técnicos não gostavam de quem arremessava de fora (até hoje para muitos times não é muito vantajoso abusar dos arremessos de 3) e a linha de 3 era vista como um bônus para o fim do jogo. Além disso, a própria regra da NBA dificultava o arremesso de 3, uma coisa é arremessar de fora com defesa soft flutuada, outra é na marcação por pressão da época com "hand-check" liberado. Nesse aspecto o sistema FIBA e a permissão de marcação por zona favoreciam muito os arremessadores, talvez por isso Oscar Schmidt tenha sido o jogador que foi. Ainda nos anos 80 alguns jogadores conseguiram explorar um pouco a linha de 3, mas era raro, o primeiro da NBA que eu lembro de ter tentado trazer o jogo para o perímetro com um sucesso relativo foi o reggie miller, ainda assim ele não era um puta scorer, nada comparável a 30ppg de curry, harden e outros... mesmo os guards da época se destacavam muito mais pela armação e infiltração do que pela capacidade de arremesso de fora.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vero, não tem muito o que acrescentar aqui, vc explanou muito bem.
Os jogadores hj realmente são melhores nos arremessos de 3pts, bem como em outras habilidades. Porém, diferente de outros esportes que conheço que evoluíram em todos seus aspectos, a NBA mexeu muito nas regras e assim podou algumas técnicas e alguns biotipos. Infelizmente, na minha opinião.
Sobre o comentário do Linelson, realmente os times não apenas arremessam muito mais de 3pts hj em dia como alguns jogadores conseguem criar seu próprio jogo a dribles para fazer o lance de 3pts. Se valesse o handcheck ficaria bem complicado essa individualização na linha de 3pts. Ainda assim haveria bem mais desses arremessos que no passado, mas a maioria focado numa ação mais coletiva, como era antes.
Do passado vc lembrou o Reggie Miller, também foi uma lembrança minha. Ele era um jogador de playoffs, crescia nessa etapa, acho que não tem como fazer aquele correria dele do início ao fim da temporada, então o treinador dosava um pouco na season e incrementava a jogada nos playoffs.
Mas Reggie não tinha drible, essa era a diferença dele pro Curry e o Harden. Independente de handcheking, os últimos dois são melhores que o Reggie Miller.
Confesso que tive que apelar pro basketball-reference para lembrar quem era mais atuante na linha dos 3pts há 20 ou 30 anos. Os nomes eu já sabia, mas quem estava na frente de quem minha memória já havia deixado no limbo.
Observando a lista de tentativas de 3pts, Michael Adams liderou em 88 fazendo uma grande vantagem sobre o líder do ano anterior (Dale Ellis)
Adams continuou liderando e aumentando as tentativas de 3pts por mais uns anos.
No fim dos anos 80 até a metade dos anos 90, os gatilhos de 3pts foram jogadores com capacidade inata para tal lance, Adams, Rice, Miller, Dan Majerle, Starks, Vernon Maxwell, e etc, grande maioria eram jovens.
Passada essa época noto que muitos veteranos, entre eles alguns dos citados acima, começaram a tentar sustentar seu jogo arremessando mais de fora.
Os 3pts era cada vez mais uma alternativa.
Os técnicos iam usando cada vez mais o livro tático para tirar proveito dos 3pts, dado o sucesso de alguns times que arremessavam bastante de fora, o Houston bicampeão foi um grande exemplo. Mesmo o Bulls, que não era tão ativo na linha dos 3pts, quando o fazia era eficiente e decisivo, mostrando a importância de se usar estratégias para se conseguir um bom lance de fora.
E assim continuou ...
Olhando os líderes do passado, até achei que o número de lances tentados seria bem menor que os líderes atuais.
Não é.
A grande diferença fica em dois aspectos :
- individualmente fica em Harden e Curry que realmente tentam bem mais que qualquer jogador do passado
- a outra diferença é que no passado os times tinham um , dois ou no máximo três caras para tentar jogada de 3pts algumas vezes, hj em dia acho que quase metade dos roster participa ativamente dos arremessos de fora, o jogo é armado para vários caras ficarem em boa posição para um arremesso de 3pts.
Um detalhe interessante qe eu não sabia :
- O jogador Louie Dampier do Kentucky Colonels da extinta ABA fez 552 tentativas de bolas de 3pts (com bom índice de acerto, .361%) na temporada 68/69.
Essa marca só foi batida por Michael Adams na season 90/91 com 564 tentativas ( .296% de acerto), 11 anos após a NBA adotar a linha de 3pts.