Mensagem
por sonicman » Seg Abr 25, 2011 10:51 pm
Eis o que eu pensei:
A primeira temporada, ao que tudo indica, vai ser sem cap, o que sem dúvida nem uma é o melhor. Apenas na temporada que vem adotaremos nossa "CBA".
Dessa forma, apenas a partir da temporada que vem adotaremos nossos "contratos". Para isso, o primeiro a se fazer seria fixar os limites máximos. Eis minha humilde sugestão:
- Salários: Sugiro como max, pra primeira temporada "capeada", um valor simbólico de $ 7M. Porque $ 7M? Logo entenderão.
- Duração: 5 temporadas. Estamos pensando numa liga de longo prazo, então nada há de errado em adotar um prazo longo. Além disso, como numa fantasy league as trocas são mil vezes mais comuns que na NBA, não haveria que se imaginar que as equipes ficariam engessadas.
Agora como implementar isso? Vejamos...
Acredito que o draft dessa temporada deve ser misturado vets + rookies. Sendo assim, ao final do draft, teremos nossos 14 jogadores.
Pois bem, ao fim da temporada, no próximo ano, teremos esses 14 jogadores. Nesse momento será a hora de fixar os contratos.
14 serão os valores possíveis iniciais de contratos, isto é, cada jogador do seu roster receberia um desses valores abaixo na primeira temporada com cap:
0,5M
1M
1,5M
2M
2,5M
3M
3,5M
4M
4,5M
5M
5,5M
6M
6,5M
7M
Somem tudo isso e verão que a soma desses valores dá 52,5M. Pois bem, este será o salary cap inicial de nossa primeira temporada (logo explico isso melhor). Logo, oferecendo um contrato pra cada um de seus jogadores, você ficará exatamente no limite do cap.
O GM, naturalmente, teria a opção de não assinar com todos os jogadores de seu roster, o que é plausível, tendo em vista que o draft dos rookies da próxima temporada completaria o roster.
E como funcionaria a duração dos contratos no primeiro contrato? Assim:
Apenas o jogador que receber 7M na primeira temporada poderá receber contrato de 5 anos. Isso significa que no máximo um jogador por temporada pode ter esse contrato. Lógico, se o GM quiser dar menos temporadas pra esse contrato, nada impede (assim como nada impede que esse salário não seja utilizado, caso o GM opte por mandar alguns de seus comandados pra free agency.
Os contratos de 6M e 6,5M podem receber contrato de até 4 anos.
4,5, 5 e 5,5M podem ter contrato de até 3 anos.
2,5, 3, 3,5 e 4M podem ter contrato de até 2 anos.
0,5, 1, 1,5 e 2M podem receber apenas o mínimo.
Na hipótese do GM querer vagar um salário (como um dos 3 de 3 anos), ele sempre deverá assinar seus jogadores pelos salários maiores dessa faixa, deixando sempre o menor da faixa como sempre o vago. Naturalmente, se, por exemplo, o GM quiser dar contrato de 1 ano pra 12 jogadores, ele não é obrigado a começar do 14M pra baixo. É intuitivo.
Os salários do primeiro draft funcionarão no seguinte esquema:
3,5M pros top 5.
3M 6-10
2,5M 11-15
2M 15-20
1,5M 21-25
1M 26-30
0,5M pro 2nd round
Os contratos dos rookies são de 2 anos, team option pro terceiro ano.
Somando os 52,5M do cap inicial com os 3,5M do draft temos 56M, que será o valor definitivo do cap na primeira temporada.
Fixado o cap definitivo, vem a free agency, que, nessa temporada hipotética, não deve ter nada de muito empolgante.
Esse é só o começo. Mas o resto acho que só amanhã. Só de pensar num "cap de transição" já dá um trabalho bom... Agora tenho que pensar em como seria o cap daí pra frente, as free agencies, as trades...