TO do Futebol Internacional

Área destinada a discussões sobre todos os outros esportes.

Moderadores: jaogui, Quinho

<<

custodio

Nível 40: Aprendiz de Chad Ford

Mensagem por custodio » Seg Ago 05, 2013 12:08 am

Re: TO do Futebol Internacional

sonicman escreveu:Segundo, estas equipes são administradas de maneira muito mais eficiente, não ficam com dívidas milionárias, não sofrem penhora toda semana, nem dependem da bondade do governo pra sobreviver. O planejamento é muito superior, e há um desejo de fidelização, e de entender que o esporte precisa ser lucrativo pra ser sustentável - e na verdade isso é o que enoja no futebol brasileiro, hoje o que todas as equipes estão fazendo? Mendigando patrocínio da Caixa...
Chart shows net debt by Premier League club

£878mChelsea
£366mManchester United
£193mFulham
£137mBolton Wanderers
£129mNewcastle United
£122mAston Villa
£98mArsenal
£89mQueens Park Rangers
£87mLiverpool
£84mSunderland
£70mTottenham Hotspur
£58mManchester City
£46mEverton
£25mBlackburn Rovers
£14mStoke City
£12mWigan Athletic
£0.5mWest Bromwich Albion
£0mSwansea City£0mNorwich City

em milhoes de libras
http://www.theguardian.com/news/datablo ... ounts-debt
<<

Nightmare Magnano

Nível 22: MVP

Mensagem por Nightmare Magnano » Seg Ago 05, 2013 12:10 am

sonicman escreveu:Noto um grande preconceito com as equipes de médio e pequeno porte da Europa por aqui, o que decorre de um grande desconhecimento da galera acerca dessas equipes - o que não faltou foi "nem sei como o tal do Wigan joga porque nem quero ver". Pois enfim, posso afirmar que todas as equipes de meio de tabela dos bons campeonatos europeus disputariam competitivamente o título brasileiro. Em primeiro lugar, estas equipes tem TORCIDA regular. São equipes que tem estádios pra 25-30 mil torcedores e enchem esses estádios toda semana. É diferente das equipes brasileiras que sofrem com estádios cada vez mais vazios. Segundo, estas equipes são administradas de maneira muito mais eficiente, não ficam com dívidas milionárias, não sofrem penhora toda semana, nem dependem da bondade do governo pra sobreviver. O planejamento é muito superior, e há um desejo de fidelização, e de entender que o esporte precisa ser lucrativo pra ser sustentável - e na verdade isso é o que enoja no futebol brasileiro, hoje o que todas as equipes estão fazendo? Mendigando patrocínio da Caixa...

Somando tudo isso ao fato de que cada vez mais bilionários usam o futebol europeu como investimento/brinquedo/lavanderia, e o fato de que o futebol europeu tem se reinventado e descoberto jogadores em cada vez mais países (leste europeu, Ásia, países diversificados da África, etc.), fica fácil entender que ainda há um abismo. Não enxergar esse abismo é dar poder aos Teixeiras, aos Del Neros, aos Marins, etc.

Sonic, vc prefere então usar um time como lavagem de dinheiro que receber um patrocínio da Caixa cara? rs

Eu acho que na verdade, existe um preconceito com o que é criado e jogado aqui e olhem para os outros campeonatos e "nooossa, eles correm, marcam, são taticamente perfeitos" e esquecem que aqui também existem times assim. Eu também acho que o Brasil é e sempre foi mais ''atrasado'' taticamente até porque o Brasil sempre dependeu do talento, coisa que Europeu dificilmente tem.

Hoje o futebol na europa é 10% talento, 80% fisico e tático e isso é fato quando a gente ve o Walcott sendo considerado um excelente jogador (acho bom e só).

Não ficam com dívidas millionarias?! E a divida do Real Madrid? E o Malagá? Enfim, é grama do vizinho e você sabe que isso é verdade.

Futebol inglês é bacana de assistir? É bom? Sim, claro ninguém disso o contrário disso. Agora dizer que um time médio da Inglaterra brigaria por titulo aqui é ser tapado e assistir apenas europa. Sério.

E por ultimo, tem expectadores sim (torcida não é né, cá entre nós) e acho que o plano de elitizar o futebol de lá é melhor que aqui, até por conta de condições financeiras, culturais e tudo mais. Só acho ridicularmente tosco a gente querer mudar uma cultura do brasileiro que deu e da certo porque a Europa faz. Como se fosse o único jeito certo, e sinceramente estamos a quanto tempo mostrando que não é bem assim?
Imagem
[bLamarcus Aldridge/Dieng - Nurkic - Terrence Jones/Matt Barnes - Lowry/Redick - Lillard/Gary Harris [/b]

Campanhas SuperLiga: 11/12 - Semi-final de conferência|12/13 - Campeão da Superliga |13/14: Final de Conferência - 14/15: Bi-Campeão da Superliga

*Camisas aposentadas: 20 - Gordon Hayward | 15 - Al Horford| 2 - Kyrie Irving
<<

custodio

Mensagem por custodio » Seg Ago 05, 2013 12:10 am

<<

Nightmare Magnano

Mensagem por Nightmare Magnano » Seg Ago 05, 2013 12:13 am

Ah, se é pra gente ficar falando de amistosos que rolou, o vice campeão da liga europa perdeu pra um time da zona do rebaixamento do Brasil. E ai? Como é que fica? Será que o Almeria ganharia do Benfica?
Imagem
[bLamarcus Aldridge/Dieng - Nurkic - Terrence Jones/Matt Barnes - Lowry/Redick - Lillard/Gary Harris [/b]

Campanhas SuperLiga: 11/12 - Semi-final de conferência|12/13 - Campeão da Superliga |13/14: Final de Conferência - 14/15: Bi-Campeão da Superliga

<<

sonicman

Nível 15: Titular

Mensagem por sonicman » Seg Ago 05, 2013 12:21 am

Nightmare Magnano escreveu:
sonicman escreveu:Noto um grande preconceito com as equipes de médio e pequeno porte da Europa por aqui, o que decorre de um grande desconhecimento da galera acerca dessas equipes - o que não faltou foi "nem sei como o tal do Wigan joga porque nem quero ver". Pois enfim, posso afirmar que todas as equipes de meio de tabela dos bons campeonatos europeus disputariam competitivamente o título brasileiro. Em primeiro lugar, estas equipes tem TORCIDA regular. São equipes que tem estádios pra 25-30 mil torcedores e enchem esses estádios toda semana. É diferente das equipes brasileiras que sofrem com estádios cada vez mais vazios. Segundo, estas equipes são administradas de maneira muito mais eficiente, não ficam com dívidas milionárias, não sofrem penhora toda semana, nem dependem da bondade do governo pra sobreviver. O planejamento é muito superior, e há um desejo de fidelização, e de entender que o esporte precisa ser lucrativo pra ser sustentável - e na verdade isso é o que enoja no futebol brasileiro, hoje o que todas as equipes estão fazendo? Mendigando patrocínio da Caixa...

Somando tudo isso ao fato de que cada vez mais bilionários usam o futebol europeu como investimento/brinquedo/lavanderia, e o fato de que o futebol europeu tem se reinventado e descoberto jogadores em cada vez mais países (leste europeu, Ásia, países diversificados da África, etc.), fica fácil entender que ainda há um abismo. Não enxergar esse abismo é dar poder aos Teixeiras, aos Del Neros, aos Marins, etc.

Sonic, vc prefere então usar um time como lavagem de dinheiro que receber um patrocínio da Caixa cara? rs

Eu acho que na verdade, existe um preconceito com o que é criado e jogado aqui e olhem para os outros campeonatos e "nooossa, eles correm, marcam, são taticamente perfeitos" e esquecem que aqui também existem times assim. Eu também acho que o Brasil é e sempre foi mais ''atrasado'' taticamente até porque o Brasil sempre dependeu do talento, coisa que Europeu dificilmente tem.

Hoje o futebol na europa é 10% talento, 80% fisico e tático e isso é fato quando a gente ve o Walcott sendo considerado um excelente jogador (acho bom e só).

Não ficam com dívidas millionarias?! E a divida do Real Madrid? E o Malagá? Enfim, é grama do vizinho e você sabe que isso é verdade.

Futebol inglês é bacana de assistir? É bom? Sim, claro ninguém disso o contrário disso. Agora dizer que um time médio da Inglaterra brigaria por titulo aqui é ser tapado e assistir apenas europa. Sério.

E por ultimo, tem expectadores sim (torcida não é né, cá entre nós) e acho que o plano de elitizar o futebol de lá é melhor que aqui, até por conta de condições financeiras, culturais e tudo mais. Só acho ridicularmente tosco a gente querer mudar uma cultura do brasileiro que deu e da certo porque a Europa faz. Como se fosse o único jeito certo, e sinceramente estamos a quanto tempo mostrando que não é bem assim?
Quanto bostejo, credo.

Existe uma grande diferença entre a dívida de times europeus e a dos nossos. A dívida deles é uma dívida plenamente administrada, vale dizer, todo mês essas equipes pagam um pouquinho dela, não tem credor a ver navios, e, principalmente, não tem nenhuma equipe que não pague ou parcele seus impostos, e mais ainda, não tem equipe devendo salário de jogadores, treinadores e funcionários. Lógico que existem casos patológicos (como Portsmouth e Fiorentina uns anos atrás), mas esses são raríssimos. É diferente do Brasil em que os jogadores tem 3-4 meses de atraso de salário, as equipes fecham no vermelho um ano todo e vivem com contas e bens penhorados.

E tapado é quem não consegue enxergar o óbvio que é que equipes médias europeias como Hamburgo, Udinese, Vitesse, Sevilla, etc. disputariam o título nacional. Tapado é quem é ufanista e acha que tudo que acontece por aqui é maravilhoso.

E pior ainda é ofender o torcedor de cidades médias e pequenas da Europa, que tem paixão por suas equipes e está lá toda semana vendo sua equipe. Quando você pega esses jogos modorrentos de estaduais, série B e etc. o que se observa mais facilmente é a baixíssima torcida das equipes de cidades de médio porte que comportariam tranquilamente 10-15 mil torcedores por jogo, se amassem essas equipes.

Dizer que as coisas no futebol brasileiro dão certo... Dão certo pro Ricardo Teixeira, e só :lol:
<<

Nightmare Magnano

Mensagem por Nightmare Magnano » Seg Ago 05, 2013 12:23 am

ray-c escreveu:nightmare, taticamente o futebol brasileiro está atrasado, nosso futebol poderia estar sendo muito melhor aproveitado se tivesse um investimento na base, no jogo tatico, seria muito mais facil descobrir atletas, nosso futebol só cresceria, aqui tem muito jogador bom que nunca teve e nem vai ter oportunidade de crescer financeiramente ou se mostrar pra mundo.

mas quando se fala taticamente atrasado, desconsidere esse corinthians (campeão de libertadores,brasileiro,mundial), um dos poucos que realizou um trabalho tão avançado taticamente.

agora quanto à renovação de técnicos, o Brasil tem caras interessantes, o Cuca (que eu sempre gostei e achei injustiçado com a teoria de "azar"), o Cristovão (o que mais gosto,facil), o próprio Dunga pode fazer um trabalho interessante no Inter, tem o do Cruzeiro também que eu não conheço, mas o pessoal elogia, falta ao clube bancar e confiar no trabalho dos caras, a torcida parar de ficar pedindo cabeça de jogador,técnico,dirigente,diretor e o escambau, e lógico que tem de existir o interesse de se fazer um trabalho sério.
Concordo com muita coisa do que você disse, acho que os clubes brasileiros deveriam sim investir mais na base, tanto na contratação de profissionais capacitados como na estrutura e tudo mais, mas é uma coisa que já está mudando. Santos, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, São Paulo, Atlético-Pr já tem bons CT para mulecada e isso é algo que vai dar os frutos dentro de poucos anos.

Concordo que a visão dos dirigentes, torcidas do Brasil tem que ser um pouco mudada (mas aqui é diferente de lá, aqui o futebol é muito mais passional e a gente sabe disso, só ver o quanto que a gente briga por conta de uma rivalidade), porém isso já começou a mudar, Corinthians e Atlético-MG são exemplos disso.

Hoje temos bons treinadores nascendo, Marquinhos Santos do Coxa é um bom técnico e vai aparecer muito no cenário nacional, Marcelo Oliveira do Cruzeiro é outro que já está fazendo um outro ótimo trabalho depois do Coritiba, Cristóvão Buarque é outro bom treinador, Dunga e Tite (que se atualiza muito) são outros também.
Imagem

<<

ray-c

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagem por ray-c » Seg Ago 05, 2013 12:27 am

ganharia, pq não ?

não teve um time pequeninissimo que o trezeguet jogava na espanha que ganhou do barça ?
futebol é isso
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

Nightmare Magnano

Mensagem por Nightmare Magnano » Seg Ago 05, 2013 12:30 am

Quanto bostejo, credo.

Existe uma grande diferença entre a dívida de times europeus e a dos nossos. A dívida deles é uma dívida plenamente administrada, vale dizer, todo mês essas equipes pagam um pouquinho dela, não tem credor a ver navios, e, principalmente, não tem nenhuma equipe que não pague ou parcele seus impostos, e mais ainda, não tem equipe devendo salário de jogadores, treinadores e funcionários. Lógico que existem casos patológicos (como Portsmouth e Fiorentina uns anos atrás), mas esses são raríssimos. É diferente do Brasil em que os jogadores tem 3-4 meses de atraso de salário, as equipes fecham no vermelho um ano todo e vivem com contas e bens penhorados.

E tapado é quem não consegue enxergar o óbvio que é que equipes médias europeias como Hamburgo, Udinese, Vitesse, Sevilla, etc. disputariam o título nacional. Tapado é quem é ufanista e acha que tudo que acontece por aqui é maravilhoso.

E pior ainda é ofender o torcedor de cidades médias e pequenas da Europa, que tem paixão por suas equipes e está lá toda semana vendo sua equipe. Quando você pega esses jogos modorrentos de estaduais, série B e etc. o que se observa mais facilmente é a baixíssima torcida das equipes de cidades de médio porte que comportariam tranquilamente 10-15 mil torcedores por jogo, se amassem essas equipes.

Dizer que as coisas no futebol brasileiro dão certo... Dão certo pro Ricardo Teixeira, e só :lol:
Ah Sonic... Acho que você necessita urgentemente assistir futebol antes de começar a soltar umas abobrinhas. E ler também, ta necessitado, em nenhum momento falei que aqui é maravilhoso, se você leu isso, recomendo uma nova leitura e um curso de interpretação de texto.

Ufanista é você que está sendo, Udinese?! Você realmente quer me convencer que o futebol italiano é melhor que o brasileiro? É digno de pena quem acha isso, sério. Eu assisti muito futebol italiano e consigo dizer isso sem medo algum de errar. Vitesse não vou opinar porque não acompanhei campeonato holandês.

Mais uma coisa pra aprender a interpretar, ninguém ofendeu ninguém. rs Só acho que são expectadores, tão lá e só, ou vai dizer que rola um apoio em massa? Na espanha? Inglaterra? Acho que não.

Mas uma coisa me preocupa, ta faltando pro brasileiro assistir futebol nacional. Sério, isso é notável em cada comentário de alguns usuários daqui, que olham a europa como se fosse a NBA e o futebol brasileiro como se fosse a NBB, vou dar uma noticia para vocês, não é bem assim que acontece.

Bostejo, é eu ter que ler isso de alguem que não assistiu sequer 20 jogos do campeonato brasileiro de 2013.
Imagem

<<

Nightmare Magnano

Mensagem por Nightmare Magnano » Seg Ago 05, 2013 12:33 am

Mas enfim, é opinião. Eu assisti muitos jogos de muitos campeonatos da temporada passada, inclusive MLS rs, e sinceramente não consigo ver esse abismo que você coloca. Digo isso no campo e não na estrutura.

Imagine se tivesse liberação de estrangeiros aqui no Brasil, investimento pesado de russos e sheiks malucos para lavar dinheiro, como seria? Se hoje a gente já incomoda.
Imagem

<<

jaogui

Nível 33: MVP

Mensagem por jaogui » Seg Ago 05, 2013 12:34 am

^^

Ele não falou de tatica nenhum momento sequer... Criticar o futebol brasileiro por causa de má administração é facil.. Qualquer pessoa sabe que os 95% dos times do Brasil são mal administrados...

Mas isso não tem nada a ver com a discussão, que era sobre tática e técnica do futebol 11 x 11....
Imagem

@OrlandoMagicBR

DBL - Doidos, Bobos e Lindos

C - Vucevic - Bogut - Stone
PF- Sully - Deadman - Josh
SF- Gordon - Barnes - Mirza
SG- Tyreke - Manu - Delaney
PG- Rondo - Teague - Sergio Rodriguez

FDB - Feios, Doidos e Bobos

C - Dirk - Deadman - Spreigths
PF - Mahimi - Diaw - Rich Jeff
SF - Melo - Manu - Meeks
SG - Wade - Iggy - Beasley
PG - Dipo - Bares - Barbosa
<<

Nightmare Magnano

Mensagem por Nightmare Magnano » Seg Ago 05, 2013 12:36 am

jaogui escreveu:^^

Ele não falou de tatica nenhum momento sequer... Criticar o futebol brasileiro por causa de má administração é facil.. Qualquer pessoa sabe que os 95% dos times do Brasil são mal administrados...

Mas isso não tem nada a ver com a discussão, que era sobre tática e técnica do futebol 11 x 11....
Sim! Foi o que eu falei pro Penna, falar alto o senso comum que todos sabem é extremamente fácil.
Imagem

<<

custodio

Mensagem por custodio » Seg Ago 05, 2013 12:38 am

Nightmare Magnano escreveu:Mas enfim, é opinião. Eu assisti muitos jogos de muitos campeonatos da temporada passada, inclusive MLS rs, e sinceramente não consigo ver esse abismo que você coloca. Digo isso no campo e não na estrutura.
ja nao assisto tanto faz tempo, mas quando assisto tb nao consigo ver isso tudo. obvio que o futebol europeu > brasileiro, qq um que discutir isso tem que internar, rs. mas na mesma ala do hospicio tem que ficar os que acham que ha ujm abismo do tipo 10th do camp espanhol (ou ate mesmo ingles :menta: ) disputaria o titulo brasileiro.
<<

sonicman

Mensagem por sonicman » Seg Ago 05, 2013 12:46 am

Assisti 3 campeonatos do brasileirón só hoje. Pelo jeito tá faltando só 17 agora :lol:

Na verdade, quanto a tática, é uma das poucas coisas dignas de nota no futebol brasileiro hoje: a maioria dos treinadores brasileiros está disposta a se reinventar, e técnicos como Cuca e Tite tiveram a humildade de fazer isso aos poucos.

Agora na técnica, falta muito. Existe muito jogador ruim no futebol brasileiro, e ainda mais, existe muito jogador desmotivado no futebol brasileiro. Se eu não recebo em dia em nenhuma equipe, pra quê render 100%? Isso faz uma diferença imensa. Por essas e outras o Udinese é melhor sim que pelo menos 12 equipes da série A e disputaria competitivamente contra as top 8, quer você queira, quer você não.

E a questão das faltas também precisa ser refletida, é uma anomalia séria, ligada a arbitragens deficientes mas também a um rescaldo de ignorância.
<<

Nightmare Magnano

Mensagem por Nightmare Magnano » Seg Ago 05, 2013 12:53 am

sonicman escreveu:Assisti 3 campeonatos do brasileirón só hoje. Pelo jeito tá faltando só 17 agora :lol:

Na verdade, quanto a tática, é uma das poucas coisas dignas de nota no futebol brasileiro hoje: a maioria dos treinadores brasileiros está disposta a se reinventar, e técnicos como Cuca e Tite tiveram a humildade de fazer isso aos poucos.

Agora na técnica, falta muito. Existe muito jogador ruim no futebol brasileiro, e ainda mais, existe muito jogador desmotivado no futebol brasileiro. Se eu não recebo em dia em nenhuma equipe, pra quê render 100%? Isso faz uma diferença imensa. Por essas e outras o Udinese é melhor sim que pelo menos 12 equipes da série A e disputaria competitivamente contra as top 8, quer você queira, quer você não.

E a questão das faltas também precisa ser refletida, é uma anomalia séria, ligada a arbitragens deficientes mas também a um rescaldo de ignorância.
Concordo na parte da tática, até porque era disso que discutimos e não organização e tudo mais, até porque estamos carecas de saber o quanto de dirigente incompetente que temos por aqui.

Já na parte técnica eu vou discordar um pouco, acho que aqui tem mais jogadores técnicos do que os que saem na europa por exemplo, acho que o que você diz de técnico, deve ser uns caras meios robóticos que está cheio lá e claro que isso é importante pois tem a sua função tática e tudo mais, mas é inegável que a técnica mais pura nasce mais na america do sul.

Eu sempre gosto de citar o exemplo do Walcott, não acho um mal jogador, longe disso. Mas vejo o Vitinho do Botafogo por exemplo com o mesmo nível técnico, porém sem a maturidade, corpo e sem estar acostumado a jogar da maneira "correta" inglesa.
Imagem

<<

custodio

Mensagem por custodio » Seg Ago 05, 2013 12:58 am

em relacao a udineses, por exemplo, eh sua opiniao, quer voce queira ou quer nao. e caso vc queira, a ala 2-B do juqueri esta preparda para recebe-lo :valca:
<<

custodio

Mensagem por custodio » Seg Ago 05, 2013 7:35 am

Sabe aquela historia do "tudo que voce disser poderaser usado contra voce"? Entao...
sonicman escreveu:Tenho ouvido um monte de vezes esse blablabla de ah mas o Santos é melhor que o Almeria. Por acaso o Santos jogou com o Almeria pra saber?
sonicman escreveu:Udinese é melhor sim que pelo menos 12 equipes da série A e disputaria competitivamente contra as top 8, quer você queira, quer você não.
Pelo jeito a Udinese fez um tour secreto pelo Brasil e jogou com os 20 times da serie A. Ganhou facil de pelo menos 12, e os outro 8 foram jogos parelhos :valca:
<<

linelson

Nível 16: All-Star

Mensagem por linelson » Seg Ago 05, 2013 7:50 am

Em relação a times medios europeus eh tudo suposição da galera.

Fato é que o Santos, entao 12º do brasileiro, levou 8 na bunda em um amistoso com o Barça mal fisicamente e no segundo tempo com reservas.

Em nível de talento:
Europa = NBA
Brasil = Euroleague
Messi is the first player in history to score 3 goals against Real at the Bernabeu

Times a player averaged 30 PPG, 10 RPG, 8 APG in #NBAFinals: LeBron: 2, every other player in NBA history: 0

LeBron: led all players on both teams in pts, reb, assists, steals and blocks in series (2016 FINALS)
He is the first player in NBA history to lead all players in all five categories for an entire playoff series

LeBron has the most triple-doubles in #NBAFinals history (9). Other than Magic, no other player has more than 2.

LeBron: first player to reach 30k pts, 7k assists, and 7k rebounds!
<<

custodio

Mensagem por custodio » Seg Ago 05, 2013 8:01 am

e tb é fato que o sp, um time que esta na ZR do brasileiro, venceu o vice campeao portugues. kd a galera da "relevancia estatistica" na hora que precisamos deles?
<<

sonicman

Mensagem por sonicman » Seg Ago 05, 2013 9:27 am

Eu não sei se você acompanha futebol americano universitário, mas em 2007 aconteceuum jogo histórico no qual Michigan enfrentou uma universidade minúscula que chamava Appalachian State no primeiro jogo da temporada. Michigan deveria ter vencido por uns 50 pontos, mas perdeu, em sua própria casa. Isso não fez de Appalachian State melhor que Michigan.
<<

Rodrigo Marbury

Mensagem por Rodrigo Marbury » Seg Ago 05, 2013 11:23 am

Sim , igual Chelsea e Corinthians , Corinthians e Tolima , Mazembe e Inter , etc

A importancia que os caras dao é zero , é que nem USA era nas olimpiadas no basquete tavam poco se lixando pois sabem q sao os melhores , até o basquete europeu comecar a crescer , eu acho que o brasileiro ta melhorando mas ainda falta MUITA coisa , pra mim o brasileirao é 4 melhor ainda empatado ou perde pro italiano que tb esta uma draga , Mauro Cesar escreveu no blog dele que tinha um unico jornalista ingles que foi acompanhar o mundial

Nao to desmerecendo , logico que o Corinthians é um puta time e tem condicoes de ganhar pq futebol é futebol , mas ngm sabe se os caras levassem a serio mesmo ali o que poderia acontecer , dessem a vida como o Corinthians tava dando , aposto que se fosse uma final de CHampions o negocio teria sido diferente

Ingles disparado o melhor - Alemao - Espanhol - Italiano ou Brasileiro