sonicman escreveu:Noto um grande preconceito com as equipes de médio e pequeno porte da Europa por aqui, o que decorre de um grande desconhecimento da galera acerca dessas equipes - o que não faltou foi "nem sei como o tal do Wigan joga porque nem quero ver". Pois enfim, posso afirmar que todas as equipes de meio de tabela dos bons campeonatos europeus disputariam competitivamente o título brasileiro. Em primeiro lugar, estas equipes tem TORCIDA regular. São equipes que tem estádios pra 25-30 mil torcedores e enchem esses estádios toda semana. É diferente das equipes brasileiras que sofrem com estádios cada vez mais vazios. Segundo, estas equipes são administradas de maneira muito mais eficiente, não ficam com dívidas milionárias, não sofrem penhora toda semana, nem dependem da bondade do governo pra sobreviver. O planejamento é muito superior, e há um desejo de fidelização, e de entender que o esporte precisa ser lucrativo pra ser sustentável - e na verdade isso é o que enoja no futebol brasileiro, hoje o que todas as equipes estão fazendo? Mendigando patrocínio da Caixa...
Somando tudo isso ao fato de que cada vez mais bilionários usam o futebol europeu como investimento/brinquedo/lavanderia, e o fato de que o futebol europeu tem se reinventado e descoberto jogadores em cada vez mais países (leste europeu, Ásia, países diversificados da África, etc.), fica fácil entender que ainda há um abismo. Não enxergar esse abismo é dar poder aos Teixeiras, aos Del Neros, aos Marins, etc.
Sonic, vc prefere então usar um time como lavagem de dinheiro que receber um patrocínio da Caixa cara? rs
Eu acho que na verdade, existe um preconceito com o que é criado e jogado aqui e olhem para os outros campeonatos e "nooossa, eles correm, marcam, são taticamente perfeitos" e esquecem que aqui também existem times assim. Eu também acho que o Brasil é e sempre foi mais ''atrasado'' taticamente até porque o Brasil sempre dependeu do talento, coisa que Europeu dificilmente tem.
Hoje o futebol na europa é 10% talento, 80% fisico e tático e isso é fato quando a gente ve o Walcott sendo considerado um excelente jogador (acho bom e só).
Não ficam com dívidas millionarias?! E a divida do Real Madrid? E o Malagá? Enfim, é grama do vizinho e você sabe que isso é verdade.
Futebol inglês é bacana de assistir? É bom? Sim, claro ninguém disso o contrário disso. Agora dizer que um time médio da Inglaterra brigaria por titulo aqui é ser tapado e assistir apenas europa. Sério.
E por ultimo, tem expectadores sim (torcida não é né, cá entre nós) e acho que o plano de elitizar o futebol de lá é melhor que aqui, até por conta de condições financeiras, culturais e tudo mais. Só acho ridicularmente tosco a gente querer mudar uma cultura do brasileiro que deu e da certo porque a Europa faz. Como se fosse o único jeito certo, e sinceramente estamos a quanto tempo mostrando que não é bem assim?