Mensagem
por MatheusK » Ter Abr 28, 2015 2:44 pm
É importante diferenciar celeridade e intensidade. Acelerar o jogo, ou o tempo de jogo é diferente de jogar com velocidade na troca de passes. Você pode jogar basquetebol de meia quadra e jogar em alto ritmo, com muita velocidade na troca de passes (o que eu diria que é o ideal). Isso os times do Larry Brown sempre fizeram, principalmente o Detroit, com muita intensidade na movimentação sem a bola para criar espaços, fazer a defesa girar e promover cortes constantes.
Miami do Lebron nunca esteve entre os principais times na aceleração do tempo de jogo. Jogavam com muito intensidade. O pace (que acabou virando o indicador mais utilizado para verificar quanto um time acelera o jogo, baseado no número de posses usadas por jogo) do Miami de Lebron nunca esteve entre os mais elevados da NBA. Ao contrário, temporada passada, por exemplo, foi o quarto mais baixo e o mais baixo entre todos nos playoffs. Nas quatro temporadas deste time do Bronha, em três eles estiveram entre os 10 paces mais baixos e na outra foram décimo quinto. Da mesma forma Cleveland esse ano, é o quinto pace mais baixo da NBA.
Atlanta tampouco está entre os times que mais aceleram o tempo no geral, o pace deles é elevado apenas no contexto da conferência leste, onde a média é mais baixa. O pace de San Antonio inversamente, está entre os mais baixos considerando o contexto da conferência oeste, onde o pace é mais elevado na média (quinto mais baixo da conferência ano passado e o quarto mais baixo esse ano. Na campanha do título temporada passada, só Memphis e Dallas tiveram pace mais baixo do que os Spurs nos playoffs da conferência Oeste, ou seja, cinco times puxavam mais o tempo).
Se você joga mais vezes contra adversários que aceleram o tempo e gastam as posses em menos tempo, naturalmente você também vai ter mais posses e seu pace tende a ser maior. Da mesma forma, se você joga mais tempo contra adversários que gastam mais o relógio em cada posse, você terá menos posses, e seu pace vai ser naturalmente menor, mesmo que você tenha, como plano de jogo, acelerar as posses. Por isso, dentro do contexto, o pace de San Antonio é baixo e o do Atlanta é alto.
CAMPOS REBELS
Bicampeão da Liga FDB - 14/15 e 17/18
Campeão da liga SML 18/19