Muy bien.. São Paulo 1 x 0 Flamengo..
Em dias normais me descabelaria com o resultado, mas como me raparam a cabeça hoje fui forçado a compreender o jogo de maneira racional.
O Flamengo entrou em campo numa formação (apropriada, na minha opinião) defensiva, com Léo, Jônatas e Júnior. Renato era o meia mais avançado e Walter Minhoca, cotado para o lugar do Júnior ficou no banco. O time se comportou da maneira correta.. Marcou firme e buscou o contra-ataque. Algumas vezes o São Paulo chegava, mas até então estava tudo sob controle.
Eis então que surge a merda chamada Fernando. Só abrindo um parênteses, foi engraçado porque exatamente 15 minutos antes do jogo eu e o Ice estávamos no MSN e a gente discutia a formação ideal pro Flamengo com a provável chegada do Sávio. Comentei, e ele concordou, que o Fernando estava na formação ideal puramente por falta de opções, seria um mau presságio nossó? O fato é que o jogo estava chegando naquela faixa de tempo do marasmo.. Que é quando o narrador solta uma piadinha, mostra os gols, deixam o som ambiente com a torcida cantando, etc; e eis que numa jogada banal o incrÃvel Fernando consegue avacalhar todo um sistema defensivo que até então (surpresa!) funcionava.
Todos os comentáristas que vi hoje falaram que o Diego saiu desesperado. PeraÃ. O que aconteceria se o Diego, masnão fizesse o penâlti? Provavelmente o jogador do São Paulo pegaria a bola e cruzaria para o atacante que estava entrando na área ou então tentaria o gol, com grandes possibilidades de acerto. E se o Diego não saÃsse? Cruzaria e o atacante ia chutar/cabecear à queima-roupa. Acho que os comentários estão concentrados demais num jogador que não teve culpa alguma no lance. Foi simplesmente deixado nas mais literal fogueira e fez o que pôde. Ninguém vem e fala: "Pô mas como um zagueiro atrapalha a vida do goleiro assim?". Mas fazer o que.
Depois do gol, como esperado, o Flamengo entrou em desespero. Quando vi o Obina aquecendo, percebi que o Waldemar tambem estava desesperado. Pra minha felicidade, ele não entrou no primeiro tempo.
No segundo tempo o São Paulo voltou satisfeito e o Flamengo fez a primeira substituição. Saiu o Diego Silva (no fim falo dele) e entra nosso salvador, Obina! Não preciso falar que o Obina não teve um lance sequer no jogo, e na única jogada de perigo, quando foi lançado de cara-a-cara com o Rogério Ceni, estava impedido. Mesmo que o árbitro não desse o impedimento, a barriga e a bunda do Obina pesariam e ele não ia conseguir alcançar a bola, que estava numa distância fácil para um jogador normal.
Faltando uns 10 ou 15 minutos para o fim da partida e ainda sem conseguir produzir no jogo. Waldemar faz outra substituição tÃpica de um grande estrategista que precisa da vitória: tira um atacante e põe um atacante que é meia! Dessa vez saiu o Ramirez, vaiado porque não jogou patavinas nenhuma e entra, finalmente, Wálter Minhoca!
Na única jogada que teve no jogo, o Walter tabelou com alguem que não me lembro agora e conseguiu entrar sozinho na área pela esquerda. Ia cruzar pro Obina que estaria de frente pro gol, mas.. impedido. E lá se foi a estréia do milagreiro, Walter Minhoca. Assim como terminou a fase de euforia do Flamengo depois de golear nos dois jogos da Copa do Brasil.
Disse que deixaria o comentário sobre o Diego Silva, pois aà vai. O cara pode até ser bom atacante, mas camisa, apesar de tudo, ainda pesa, e o Diego sentiu isso na pele hoje quando poderia ter deixado o Flamengo numa situação melhor logo ao primeiro minuto da partida. Talvez não era a hora dele estreiar, mas se tratamento de choque funcionar, esse, pelo menos já foi testado.
Dadá Maravilha, mostrando como o grande comentarista que é, perguntado por MaurÃcio Torres, o narrador, se o São Paulo merecia a vitória, respondeu o seguinte:
"Claro que mereceu! O São Paulo perdeu um gol, nesse segundo tempo, que em atuações normais, não perderia."
Pois o nobre Dadá Maravilha, talvez pela idade, esqueceu que no primeiro tempo o Diego Silva perdeu dois gols que minha vó de olhos vendados e depois de tomar 5 garrafas de vinho, acertaria. Não quero dizer que o Flamengo merecia ter ganhado, nem que "o placar moral teria sido 2x2". Mas não acho justo que um time que entrou com uma proposta clara de defender e tentar contra-atacar, visto a superioridade do elenco adversário, e que fazia isso relativamente bem, pague pela cagada de um zagueiro horrÃvel.
Enfim, fiquei até satisfeito que o time conseguiu ajustar a posição de volante, que estava problemática, com as freqüentes saÃdas ao ataque do Júnior. O Léo não é a 8ª maravilha do mundo, mas pode ser um bom elemento para essa posição carente no Flamengo.
O que eu não esperava, é que 1 ano depois, sentiria falta do Júnior Baiano