Mensagem
por marlonks » Qua Mai 26, 2010 12:57 am
Os jogadores que o Dunga convocou não tem estilos diferentes? Nossa teimosia é teoria, pode ser, pode não ser. Não vejo como a convicção de um treinador possa ser ruim. É excelente que acha convicção e não deslumbramento mensal com todos os jogadores que surgem a cada semana. Eu sei que o caso Ganso não é dessa natureza de deslumbramento efêmero, só estou comentando.
O que eu defendo no Dunga, por mais que eu discorde dele, é que HÁ UM PENSAMENTO EM CURSO. Não é um pensamento de deslumbramentos (Parreira), de formalismos (Muricy, Luxemburgo). Acho que isso é essencial e existe. Não estou inibindo suas críticas e suas dúvidas, compartilho várias delas com você.
Acho engraçado como vocês classificam o que eu e o Raoni dissemos de "mecânico". Quando quem diz que "é preciso ter um reserva para o Kaká, um jogador com características de armação, no banco" faz o que? Uma espécie de fórmula para uma seleção? Nesse caso acho que o Dunga encara o problema com mais complexidade que vocês. Se o Kaká se machucar, o que ele fará? Ninguém sabe. Com tanta gente enchendo o saco, será que ele não pensou nisso? Impossível saber até o Kaká se machucar. Mas é evidente para mim que no caso disso acontecer, o Brasil MUDARÁ seu modo de jogar. Aquele Brasil da Copa América, sem Kaká, jogou de outra maneira. Ao contrário de substituir uma peça pela outra, numa "esquema pré moldado", onde só se depende das peças encaixarem, onde se trata o jogador como "função". Quer dizer, olhando por esse lado, o Dunga é muito menos mecânico que vocês (que tem um time fechado, que os procedimentos a se fazer em casa disso ou daquilo são conhecidos), é quase radical!
O Dunga trata dos jogadores, trata com os jogadores, mantém relações com eles. Acho isso interessante, por mais que as vezes caia em coisas um pouco bitolantes como teimosia, fidelidade, etc. A impressão mais positiva que eu tenho dessa seleção é meio que essa: uma impressão que o que joga não é exatamente o esquema, a função em campo, mas os jogadores em si!
Like, I have no idea what you guys are talking about.